Notícias

A Teltronic se integra a UNIFE, União das Indústrias Ferroviárias Europeias, e reforça o seu compromisso com a transformação do transporte ferroviário

Zaragoza, 23 de junho de 2026

A Teltronic passou a integrar a UNIFE, União das Indústrias Ferroviárias Europeias, associação que representa os principais fabricantes de comboios e fornecedores de equipamentos ferroviários da Europa.

A integração na UNIFE representa mais um passo no posicionamento da Teltronic no setor do transporte ferroviário e evidencia o compromisso da empresa com a evolução do setor, a normalização tecnológica e o desenvolvimento de soluções avançadas de comunicações para ambientes ferroviários.

Durante a última Assembleia Geral, realizada a 11 de junho, a Teltronic teve a oportunidade de se apresentar aos restantes membros da associação, partilhando a sua experiência na área das comunicações críticas e a sua visão sobre o papel das novas tecnologias — como LTE, 5G e MCX — na modernização e digitalização dos sistemas ferroviários.

A participação na UNIFE permitirá à empresa colaborar de forma mais estreita com outros atores chave do ecossistema ferroviário europeu, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de стандарdes e para a definição das futuras soluções de comunicações para o setor, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento do FRMCS.

A Teltronic apresentou-se aos restantes membros da associação durante a mais recente Assembleia Geral da UNIFE
A Teltronic apresentou-se aos restantes membros da associação durante a mais recente Assembleia Geral da UNIFE

Além disso, a integração na UNIFE reforça também o compromisso da Teltronic com o desenvolvimento de um ecossistema ferroviário europeu sólido, baseado em capacidades tecnológicas próprias e na promoção de soluções desenvolvidas na Europa. Com experiência tanto no setor dos transportes como em ambientes de defesa, a empresa contribui assim para uma visão integrada das comunicações críticas, alinhada com os novos desafios do setor.

“Estamos muito satisfeitos por dar as boas-vindas à Teltronic à família UNIFE. A experiência da Teltronic nas telecomunicações e no Future Railway Mobile Communication System (FRMCS), juntamente com o seu papel no apoio à implementação do European Rail Traffic Management System (ERTMS) em toda a Europa, acrescenta um valor significativo ao setor ferroviário europeu e ao crescimento contínuo da indústria europeia de fornecimento ferroviário. Estamos ansiosos por ver a experiência e o conhecimento da Teltronic contribuírem para o nosso trabalho colaborativo a nível europeu, ajudando a moldar o futuro do transporte ferroviário na Europa”, afirmou o Diretor-Geral da UNIFE, Enno Wiebe.

“Fazer parte da UNIFE é uma excelente oportunidade para reforçar a nossa posição no setor ferroviário e trabalhar em conjunto com o restante da indústria no desenvolvimento de tecnologias que impulsionem a sua modernização. Na Teltronic, continuaremos a contribuir com a nossa experiência em comunicações críticas para avançar rumo a um modelo de transporte mais eficiente, seguro e sustentável”, afirmou a diretora de Marketing de Produto da empresa, Marta Fontecha.